Capacitação em São Paulo fortalece conselhos municipais para pessoas com deficiência

Compartilhe esta notícia:

Encontro promovido pelo CEAPcD reúne representantes de Taquaritinga em busca de conhecimento e empoderamento.

Na última quinta-feira, 15 de junho, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Taquaritinga, Alessandra Cestari, juntamente com a secretária Simone Gonçalves e o conselheiro fiscal José Carlos Pires (foto abaixo), participaram de uma importante capacitação promovida pelo CEAPcD (Conselho Estadual dos Assuntos da Pessoa com Deficiência) de São Paulo. O evento reuniu diversos conselhos municipais do Estado com o objetivo de fortalecer essas instâncias, proporcionando conhecimento sobre direitos, deveres e orientações para o trabalho em prol das pessoas com deficiência.

A capacitação, realizada em São Paulo, teve como propósito empoderar os participantes e apresentar informações essenciais para o efetivo funcionamento dos conselhos das pessoas com deficiência. Além disso, foram abordados temas relacionados às políticas públicas voltadas para esse segmento, destacando a importância de garantir a participação e representatividade das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade.

O curso foi inaugurado pela presidente do CEAPcD, Letícia Francoso, que enfatizou o lema amplamente conhecido entre os deficientes: “Nada sobre nós sem nós”. A programação contou com a participação de palestrantes renomados do judiciário, especializados na área da deficiência, como a Dra. Renata Tibiriçá, Defensora Pública do Estado de São Paulo, a Dra. Debora Kelly Affonso, da Promotoria Pública do Estado de São Paulo, e o Dr. Júlio Cesar Botelho, Procurador de Justiça Criminal do Ministério Público do Estado de São Paulo.

O evento destacou a importância do empoderamento das pessoas com deficiência, bem como a conscientização sobre seus direitos e deveres, tanto para os conselhos municipais quanto para as entidades envolvidas. A troca de experiências e o conhecimento adquirido durante a capacitação certamente contribuirão para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a inclusão e o bem-estar das pessoas com deficiência em Taquaritinga e em todo o Estado de São Paulo.

É fundamental ressaltar a relevância desse tipo de iniciativa, que busca capacitar e instrumentalizar os conselheiros municipais, proporcionando-lhes os conhecimentos necessários para uma atuação efetiva em prol das pessoas com deficiência. Com um trabalho conjunto entre os conselhos e as entidades envolvidas, é possível promover uma sociedade mais inclusiva e consciente da importância de valorizar e respeitar a diversidade.

Compartilhe esta notícia: